A Yoga tem em sua filosofia a leveza e simplicidade. É possível realizar a prática sem precisar de materiais, apenas o próprio corpo – sendo muito adaptável a capacidades corporais diferentes. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer, independente da idade ou condição física. Mas, claro, sempre é importante estar acompanhado de um profissional capacitado para todas as orientações necessárias.

As crianças podem fazer yoga e adquirir novos valores pessoais, sociais e culturais. Os adultos ganham melhores condições de saúde e qualidade de vida com a redução da ansiedade e das dores causadas por rotinas estressantes.

E, ao contrário do que muitos pensam, os idosos têm um leque aberto na prática. É possível notar que os grandes mestres yogis têm mais longevidade de vida.

 

Yoga na Terceira Idade

Sabemos que a Yoga não tem idade, ela se encaixa ao seu estilo e necessidade de vida. Para os idosos, a prática é uma ótima opção para promover o relaxamento do corpo, ajudando na postura e flexibilidade, além de trabalhar na melhora das capacidades cognitivas. As práticas de meditação e de respiração reduzem a ansiedade e o estresse e aumentam o equilíbrio entre a saúde física, mental e emocional.

 

Yoga para pessoas com Síndrome Down

A Yoga também pode ajudar pessoas com Síndrome de Down. A prática pode ser adaptada para atender as diversas condições e necessidades de cada pessoa, tanto físicas quanto mentais, através de movimentos que fortalecem o corpo, melhoram o equilíbrio, a flexibilidade e autoestima.

A música tem inúmeras propriedades terapêuticas e as pessoas com SD respondem muito bem a atividades que envolvam cantos, mantras, instrumentos e movimentos. Desta forma, praticar yoga e meditação guiada pode promover relaxamento para eles.

Vejam alguns dos benefícios que a Yoga proporciona:

Alivia dores corporais;

Estimula concentração e memória;

Regula o sono;

Desenvolve a disciplina;

Diminui ansiedade e estresse;

Aumenta a consciência corporal;

Proporciona uma forma segura de trabalhar o corpo;

Controla a pressão e batimentos cardíacos.

FONTES:

https://www.pequenosyogis.com.br/blog/yoga-e-a-sindrome-de-down

Yoga para todos: quem pode praticar?