Considerado um dos maiores emissários da antiga sabedoria indiana para o ocidente, Paramahansa Yogananda dedicou sua vida para transmitir seus ideais e ensinamentos para pessoas de todas as raças, culturas e religiões que almejavam prosperidade e um encontro com seu lado espiritual através de técnicas e métodos da ciência Krya Yoga.

Ainda bebê, o pequeno Mukunda Lal Ghosh (o seu nome antes de realizar os votos formais como monge venerável Ordem Monástica dos Swamis da Índia), recebeu a benção de Lahiri Mahasaya, um renomado mestre que orientava os seus pais. O guru profetizou para os seus familiares a grandiosidade dos atos que ele estava predestinado: seu filho será um iogue e conduzirá muitas almas ao reino de Deus.

Como indica o seu nome após os votos formais: Yogananda é a união de duas palavras que significam “bem-aventurança suprema através da união divina”. Aceitando a sua missão de propagar a sabedoria antiga da índia para o ocidente, o guru viajou extensamente pelos Estados Unidos entre os anos de 1924 e 1935, realizando diversas conferências. Seus eventos lotavam os maiores auditórios do pais como o de Carnegie Hall e o Philharmonic Auditorium de Los Angeles.

Paramahansa Yogananda fundou a Self-Realization Fellowship (SRF), também conhecida como Yogoda Satsanga Society Of India (YSS), uma organização religiosa que divulga os seus ideais através dos princípios e orientações do best-seller “Autobiografia de um Iogue”. Estima-se que ele iniciou mais de 100.000 pessoas nos 30 anos em que viveu no Ocidente. Seus trabalhos foram tão reconhecidos que, em 1927, o então presidente Calvin Coolidge recebeu o mestre indiano na Casa Branca.

O guru passou em retiro a maior parte dos últimos momentos de sua vida, trabalhando intensamente para completar seus escritos e transmitindo orientações espirituais aos que continuariam no mundo quando partisse. Assim, até os dias de hoje, a Self-Realization Fellowship vem sendo guiada por discípulos espiritualmente treinados pelo próprio Paramahansa Yogananda.