A Yoga costuma ser um exercício bastante recomendado para os idosos. Isso por que a atividade pode ser praticada com facilidade, respeitando os limites de cada pessoa, conforme o artigo “Flexibilidade não é pré-requisito para a Yoga“.

Além disso, a Yoga conta com inúmeros benefícios para quem está nesta fase da vida, proporcionando estímulos físicos e psicológicos.

Que tal conhecermos mais sobre as principais vantagens da prática?

 

Melhora da flexibilidade

Durante o início é comum que o praticante tenha mais rigidez, principalmente quando se está em uma idade mais avançada, já que os músculos e as artérias tornam-se menos flexíveis.

 

Justamente por ser uma prática adaptável a qualquer corpo, a Yoga é conhecida por promover o aumento da flexibilidade, que vai se desenvolvendo conforme a constância da prática.

 

Reduz o risco de quedas

É muito comum que a preocupação com possíveis quedas se tornem mais frequentes com o avanço da idade. Isso porque os ossos do corpo já não possuem a mesma força que possuíam quando mais novos.

 

A Yoga auxilia nestes casos pois a prática tem em si estímulos suaves e contínuos, que ativam o equilíbrio e a consciência corporal.

 

Alivia os sintomas da depressão e ansiedade

Popularmente já conhecida como um tratamento auxiliar para doenças psiquiátricas, essa prática vale para todas as idades.

 

Através da Yoga, cada praticante pode vivenciar os sentimentos e sensações que passam pela mente e pelo corpo, tendo uma maior compreensão de si mesmo e aprendendo a acolhê-los para si através das técnicas respiratórias.

Não existe idade certa para praticar a Yoga

Nunca será tarde para começar a praticar, a Yoga é uma prática adaptável para todos os corpos e idades.

 

É ideal para quem busca conhecer melhor seu corpo e seus limites, mas também para quem procura conquistar uma melhor qualidade de vida com os passos na medida correta, sem pressa.