A postura do nosso corpo é muito importante na hora da meditação, mas você sabia que os gestos dos nossos dedos são muito poderosos neste momento? Os gestos têm significados especiais e bastante significativos em muitas culturas, por exemplo, ao unirmos as palmas das mãos em frente ao coração estamos demonstrando gratidão, reverência e humildade.

No Yoga, essa prática feita com as mãos são chamadas de Mudras, gestos que em conjunto com nossa postura e respiração, ampliam o fluxo de prana no nosso corpo. E o que é o prana? De acordo com escrituras indianas, ele é a energia vital que permeia o cosmo e que absorvemos através do ar.

E por que utilizar os Mudras?

Como mencionamos, os Mudras sintonizam o microcosmo de nosso corpo com as principais energias presentes no universo. Além disso, os Mudras desenvolvem uma conexão com os padrões no cérebro que influenciam os reflexos inconscientes nas diferentes áreas do nosso corpo.

Ou seja, esses gestos são capazes de criar canais de interação entre corpo, mente e universo, gerando assim a cura do ser. Assim, a energia interna é reequilibrada e direcionada, criando um impacto direto em nosso corpo físico.

E como surgiram os Mudras?

Na Índia, há milhares de anos, sábios estudaram os efeitos que cada gesto combinado à respiração proporcionava em nosso corpo. Os Mudras, como passaram a se chamar, canalizam um fluxo energético específico para determinadas áreas do cérebro que, por sua vez, agem por meio de reflexos nos órgãos sensoriais, tendões e veias das glândulas.

Os Mudras mais populares

Cada gesto pode ter um efeito diferente sobre o corpo, como evitar a insônia, reduzir a fadiga, revitalizar o sistema digestivo e muito mais. Então, vamos aprender alguns Mudras, para então incorporá-los ao seu dia a dia para que você possa sentir os benefícios desses gestos poderosos.

Jnana Mudra (Mudra do Conhecimento)

Atuando no sistema nervoso, esse Mudra estimula as glândulas responsáveis por controlar os ciclos do metabolismo e do sono. Além disso, ele reflete em outras áreas do nosso cérebro, ajudando na memória, evitando a insônia, proporcionando clareza de espírito e consciência

Como fazer: junte a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador, fazendo um círculo, e estique os todos os outros dedos.

Varuna Mudra (Mudra da Água)

Como se trata do elemento água, esse Mudra ajuda no equilíbrio da mente e dos fluídos corporais. Ou seja, ajuda no controle emocional e psicológico, além de evitar o ressecamento dos olhos, boca, pele, bem como do sistema digestivo.

Como fazer: a ponta do dedo mindinho toca a ponta do polegar, enquanto os outros dedos permanecem retos.

Shunya Mudra (Mudra do Vazio)

Precisa melhorar seu condicionamento físico? Esse Mudra ajuda a diminuir a fadiga e auxilia na concentração, entendimento e autoconfiança.

Como fazer: o polegar toca o dedo médio e pressiona-o para baixo, enquanto os outros dedos apontam para cima.

Uttarbodhi Mudra (Mudra da Autoestima)

Atua no sistema imunológico: esse Mudra aumenta a autoestima ao atuar na glândula timo, aumentando a saúde e potencializando o sistema imunológico.

Como fazer: entrelace todos os dedos para fora, com exceção dos indicadores, que ficarão esticados para cima e os polegares que ficarão esticados para baixo. Posicione esse Mudra no centro do peito.

Prana Mudra (Mudra da Vida)

O poder desse Mudra é de proteger e motivar o espírito, ajudando nas decisões difíceis da vida. Fortalecendo o corpo e a mente. Também atua no sistema respiratório: facilitando a expansão total e a utilização completa do sistema respiratório.

Como fazer: junte a ponta do polegar com as pontas dos dedos mínimo e anelar e estique os dedos médio e indicador unidos.

Então, vamos colocar em prática esses gestos? Depois nos conta se sentiu diferença ao incorporar esses gestos poderosos na sua prática de Yoga!