A maioria das pessoas que têm alguma familiaridade com yoga ou meditação, provavelmente já ouviu falar em chakras (alguns pontos de energia no corpo). Aqui, nesse conteúdo, vamos abordar a fundo sobre esse fluxo energético, responsável pelo nosso equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Quando não estamos bem física ou mentalmente, é provável que algum chakra esteja desalinhado, o que impossibilita a energia de circular, podendo surgir instabilidades que nos atingem de diversas formas.

Conheça os principais Chakras

Cada um dos sete chakras está associado a diferentes sentimentos, emoções, desejos ou medos. Todos nós guardamos lembranças do que vivemos no dia a dia, o que impacta diretamente nos resultados de nossas metas.

São eles:

1. CHAKRA BASE (MULADHARA)
Terra: localizado na base da espinha, está associado aos planetas Marte e Saturno. A principal função dele é trazer vitalidade e saúde para o corpo físico, uma vez que está ligado à sobrevivência.

2. CHAKRA UMBILICAL (SVADISTHIANA)

Água: está localizado dois dedos abaixo do umbigo e é relacionado aos planetas Vênus e Urano, além da Lua. Favorecendo aspectos como força, vitalidade física e reprodução.

3. CHAKRA PLEXO SOLAR E UMBILICAL (MANIPURA)
Fogo: está localizado no abdômen e é associado ao Sol, Júpiter e Marte. Esse chakra possui importante papel na digestão, nas emoções e no metabolismo.

4. CHAKRA CARDÍACO (ANAHATA)

Ar: no coração, ele é regido pelo Sol, por Vênus e por Mercúrio. Suas principais funções são energizar o sangue e o corpo físico. Quanto mais equilibrado, mais as qualidades de amor incondicional, compaixão, equilíbrio, harmonia e paz são evidenciadas.

5. CHAKRA LARÍNGEO (VISHUDDHA)

Éter: ele está localizado na garganta e é governado pelos planetas Marte, Vênus e Urano. Possui importante papel em aspectos do som, da vibração e da comunicação.

6. CHAKRA FRONTAL OU 3º OLHO (AJNA)

Éter: entre as sobrancelhas, é regido por Mercúrio, Vênus e Urano. É responsável por revitalizar o sistema nervoso e a visão.

7. CHAKRA CORONÁRIO (SAHASRARA)

Luz: está na parte superior da cabeça e é dirigido pelos planetas Saturno e Netuno. Ele revitaliza o cérebro e a conexão com o Divino.

Praticar yoga é uma oportunidade para trabalhar com os chakras. Existem algumas posturas (asanas) específicas, que ajudam a ativar esses pontos energéticos e a mantê-los alinhados.

É muito importante conhecer bem os nossos chakras, assim como nosso corpo e limites. Somente assim é possível chegar ao equilíbrio físico, espiritual, emocional e mental para encontrar a harmonia que vive dentro da gente.