O mundo vive um período caótico. Com a pandemia do coronavírus, as pessoas precisam ficar em casa. Logo, isso pode ser um problema. Afinal, nem todo mundo gosta de ficar fechado muito tempo, o que pode criar ou potencializar emoções negativas para os indivíduos, como crises de ansiedade, estresse e mudanças de humor.

Nesse cenário, é preciso criar hábitos que possam acalmar o corpo e a mente. Assim, a meditação é uma ótima maneira de conhecermos nosso interior e encararmos de frente nossos sentimentos, tanto aqueles superficiais quanto os mais profundos. Dessa maneira, existem diferentes práticas que podem te ajudar a se acalmar. Separamos alguns benefícios que essa atividade pode causar.

Diminui o estresse
Com a meditação, você começa a ver as coisas de uma outra maneira, com mais leveza e calma. Além disso, ela te possibilita a aumentar o seu nível de tolerância com as coisas que te irritam. Se conhecendo com mais profundidade, você pode identificar momentos em que está prestes a ficar estressado e conseguir ter mais controle da sua mente.

Ajuda no aprendizado
Durante a quarentena, é normal o nível de produtividade cair, tanto nos estudos quanto no trabalho. Nessa perspectiva, meditar pode ser uma das chaves para melhorar seu nível de atenção e ideias. Isso porque o exercício é baseado na auto concentração, o que se estende para atividades externas.

Melhora a função imunológica
Meditar evita o estresse, o que diminui a produção de cortisol lançado no corpo. Esse químico em excesso é o embrião de problemas como aumento de peso e diminuição da testosterona. Assim, com novas maneiras de ver os problemas e menores índices de cortisol, o sistema de defesa é reprogramado, potencializando a imunidade.

Possibilita um sono mais tranquilo
Com certeza você já teve dificuldades para dormir depois de ver um filme de ação ou um documentário que lhe chocou. Isso acontece porque nosso cérebro entendeu que não era a hora de descansar, mas sim de ficar alerta. Dessa forma, a meditação entra como uma ferramenta nessas horas. A prática antes de dormir ajuda no relaxamento de corpo e mente, o que propicia uma sensação de leveza, facilitando pegar no sono.

Foca na positividade
Xô, pessimismo! O trabalho realizado durante as práticas de meditação ajudam a ter uma mentalidade mais positiva. Isso não quer dizer que os problemas são ignorados, muito pelo contrário, são vistos com uma análise sob outro ponto de vista. Dessa forma, aprender a olhar o lado positivo das coisas e ver como os erros são necessários, é possível sentir-se melhor no dia a dia.

Depois desses tópicos, você consegue ver que a meditação é uma ótima maneira de fazer da quarentena um período agradável e de aprendizado para se tornar uma pessoa melhor. Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando nosso blog para mais posts que podem te ajudar a ter uma vida mais leve.