A Yoga é uma prática que pode trazer muitos benefícios para as futuras mamães, preparando o corpo e a mente para as mudanças da gravidez e para o parto.

Muitos cursos pré-natais ensinam como praticar com cuidado as posições da yoga, assim auxiliando a prevenir inchaços nos pés e dores nas costas, além de ensinar a importância da respiração e como aplicá-la no parto.

Durante a prática, as gestantes devem evitar posições que possam forçar as articulações e procurar sempre realizar os exercícios com permissão médica e acompanhada de um profissional. Por isso, trouxemos algumas posições que podem ajudar as futuras mamães a se manterem alongadas e relaxadas.

Tadasana

Com o crescimento da barriga é possível notar uma mudança na postura e a Tadasana, também conhecida como posição da montanha, pode ajudar a corrigir e evitar dores nas costas.

Já em pé, deve colocar os ombros para trás, afastar os pés na largura do quadril, deixando os dedos apontados para a frente e os joelhos flexionados levemente. Com as mãos juntas na frente do peito, inspire pelo nariz e expire pela boca com calma.

Catuspadasana

A Catuspadasana, conhecida também como postura do gato/vaca, é excelente para alongar a coluna e os músculos das costas, aliviando a dor lombar também.

Deve ajoelhar-se e utilizar como apoio as mãos, afastando os joelhos, inspire olhando para a frente levantando o pescoço e o peito, e expire abaixando a cabeça e arcando as costas para cima, como se fosse um gato.

Virabhadrasana 2

Conhecida como posição do guerreiro 2, a Virabhadrasana é muito indicada no pré-natal por fortalecer as pernas e abrir o quadril.

Em pé, deve-se deixar os pés afastados e levantar os braços na altura dos ombros, inspire e expire calmamente, dobrando o joelho da frente e olhando para a sua mão da frente.

Outra prática do Yoga que pode ajudar as gestantes é o exercicio de respiração, conhecido como Pranayamas.

Pranayama

O Pranayana auxilia no relaxamento do corpo e da mente, oferecendo conforto à mamãe.

Deve ficar sentada com as pernas cruzadas e a coluna ereta, inspire e expire lentamente pelo nariz.