A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo, chamados de ‘pontos de acupuntura’. Acredita-se que esses pontos estejam ligados a canais de energia que percorrem o corpo e que a estimulação destes lugares específicos pode ajudar a equilibrar o fluxo de energia e promover cura corporal e espiritual.
A técnica é considerada segura quando realizada por um profissional qualificado e treinado, e as agulhas utilizadas são descartáveis e estéreis, para garantir a segurança do paciente. A acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia complementar eficaz e segura para diversas condições de saúde como: dor crônica, ansiedade, depressão, problemas digestivos, insônia, alergias, entre outras.
Além da aplicação das agulhas, esta prática também pode envolver outras técnicas, como: a moxabustão (aplicação de calor em pontos de acupuntura), a acupressão (pressão em pontos de acupuntura sem o uso de agulhas) e a eletroacupuntura (estimulação elétrica dos pontos de acupuntura).
A Zafus está sempre zelando pela seu bem-estar em sua jornada espiritual, por isso separamos uma lista de benefícios que a prática da acupuntura pode lhe trazer:
👉A acupuntura é conhecida por ser eficaz no tratamento da dor crônica, que é comum em idosos devido a condições como artrite, fibromialgia, neuropatia e outros problemas de saúde. As agulhas de acupuntura estimulam o sistema nervoso para liberar substâncias químicas que podem ajudar a aliviar a dor.
👉 A técnica pode ajudar a estimular a liberação de hormônios como a serotonina e a endorfina, que podem ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar o humor.
👉 Também pode ser útil para melhorar a qualidade do sono, ajudando a promover o relaxamento e reduzir o estresse e o paciente se sinta mais descansado e rejuvenescido.
Quantos benefícios bacanas a acupuntura pode oferecer, não é mesmo? Porém, antes de aderi-la, é importante que você consulte um profissional qualificado e treinado.
Deixe uma resposta