A ansiedade, que vem sendo conhecida como o mal do século, atinge todas as idades, mas principalmente pessoas que estão em estresse com estudos ou trabalho, e acabam recorrendo a tratamentos dos mais variados.

Nos últimos anos, pesquisas apontam que a meditação pode auxiliar a reduzir gradualmente os sintomas da ansiedade, tratando também problemas como insônia, falta de foco e equilíbrio emocional.

Como meditar para diminuir a ansiedade?

O ideal é que esse hábito faça parte da sua rotina diária e, ao começar, lembre-se de que não há um tempo certo para meditar, faça com a duração em que se sentir mais confortável. O aprimoramento é possível somente com a prática, por isso não desista.

A meditação é um momento de conexão com sua mente e corpo. Caso tenha problemas com a ansiedade, não se preocupe se acontecerem distrações. Está tudo bem caso perca o foco por lembrar de alguma pendência do dia a dia. O importante é procurar voltar a atenção para o momento presente.

Além disso, você pode buscar mecanismos e técnicas que ajudam na meditação, como podcasts de meditação guiada ou playlists de sons que lhe deixam mais tranquilo.

Mindfulness

Você já deve ter visto esta palavra ao procurar técnicas para amenizar a ansiedade. Este é um termo que se refere à atenção plena. Sua prática está em voltar o foco para o instante presente, afastando os pensamentos sobre o passado ou futuro.

A meditação mindfulness pode ser praticada em meio a rotina, levando a atenção aos movimentos, por exemplo, focar no ato de cortar uma fruta, de cozinhar, no caminhar ou na forma que respira e sente as respostas do corpo.

Comece a meditar e procure formas de aproveitar os benefícios da prática na sua vida.