No dia 19 de novembro de 2021, teremos o segundo e último eclipse lunar do ano e será o mais longo do século, também o único parcial.
Para os amantes da Astronomia e Astrologia, o fenômeno poderá ser visto do Brasil até a sua primeira metade, durante a madrugada, e terá seu ápice por volta das 6h. O eclipse também poderá ser visto do Oceano Pacífico e do Ártico, de parte das Américas, do centro-leste da Ásia, da Nova Zelândia e do noroeste da Europa.
E para quem não puder acompanhar este espetáculo da janela ou ao ar livre, não se preocupe, pois muitos canais de Astronomia no YouTube irão transmitir ao vivo.
Como acontece o eclipse lunar?
A Lua recebe a luz do Sol e a reflete para a Terra. Durante o eclipse lunar, ocorre um breve alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra, de modo que o nosso planeta bloqueia parte desta luz. Neste momento, ainda há alguns raios que passam pela atmosfera da Terra e alcançam a Lua.
Durante este processo, as ondas de luz são esticadas, por isso podem parecer avermelhadas. Levando algumas pessoas confundirem com a Lua de Sangue.
Você pode testar em casa como funciona. Por exemplo, pegue uma bola e acenda uma lanterna na direção dela. A sombra que irá se formar atrás da bola terá uma parte mais escura e outra mais clara. Na parte mais escura, poderá observar o formato de um cone com a base na bola, e a parte mais clara terá o formato de um cilindro, também com a base na bola, em volta do cone.
A região mais clara, o cilindro, é chamada de “penumbra”, um espaço de meia sombra que recebe pouca luz. Já a região mais escura, o cone, é chamada de “umbra”, espaço que não recebe nenhuma luz, ficando completamente escura.
Como estará o céu na noite do Eclipse Lunar?
A Lua Cheia estará a noroeste, bem próxima da constelação de Touro. Com isto, significa que teremos um cenário muito harmonioso.
Atualmente, também estamos na época de chuva de meteoros, porém, não há garantia de sua aparição durante o eclipse. Ainda assim, pode ser que você tenha sorte e veja alguma “estrela cadente”. A Lua costuma ofuscar os meteoros, mas, durante um eclipse, até pode ser que um ou outro risco brilhante apareça no céu.
Toda essa configuração celeste proporcionará uma bela visão, e provavelmente haverá fotografias incríveis circulando pela internet nos dias seguintes.
Entre tudo isso, ainda teremos de contar com a ajuda do clima, que pode boicotar a festa em algumas regiões do país.
Coloque no seu calendário e se prepare para este super fenômeno!
Deixe uma resposta