Você para tudo o que está fazendo, coloca uma trilha sonora relaxante e um incenso, senta ou deita em uma posição confortável e começa a focar na sua respiração. Os pensamentos vem mas você deixa que eles passem porque está focado no que seu corpo e mente querem lhe dizer.

Percebe o quanto meditar é uma prática que desenvolve nossa capacidade de concentração no agora? Ela nos ajuda a compreender que a vida acontece no tempo presente. O passado e o futuro são tempos abstratos e intangíveis, que jamais poderemos alcançar. E muitos dos males que sentimos vem de um apego excessivo ao passado e/ou preocupações com o que está por vir.

Pandemia e incertezas

Se a ansiedade já é uma característica bem comum da modernidade, imagine em uma pandemia em que o sentimento de incerteza é ainda maior. As dúvidas sobre o futuro tem gerado insegurança em diversas pessoas, seja por questões de saúde como financeiras também.

Por ser um exercício acessível de fazer em casa, a meditação entrou na rotina de muita gente como um respiro em meio a tudo isso. Meditar é universal e também é um momento de envio de vibrações de esperança para todas as famílias que estão precisando neste momento de crise.

Descubra como a meditação pode te ajudar na quarentena

Em estado de plenitude

Crédito: Carlotta Notaro

Querer estar exatamente onde se está não é uma tarefa fácil como parece. A vida constantemente nos empurra para comparações e julgamentos que corroem aos poucos nosso bem-estar e autoestima.

Como uma atividade focada no agora e nas inúmeras possibilidades que o presente nos dá, a meditação desenvolve a sensação de nos sentirmos plenos com a nossa própria existência. E sentir-se completo nos traz uma perspectiva mais positiva para a vida, tornando nossas relações com as pessoas mais saudáveis também. Com a meditação podemos observar melhor o nosso interior e, a partir disso, também conseguimos compreender e ter empatia pelos outros seres.

Meditar para contemplar

Mais do que uma técnica de concentração, meditar também é uma etapa para o estado de contemplação: quando estamos cientes do que está acontecendo, mas não trazemos mais a tensão do foco.

A contemplação faz parte do processo para atingir a plenitude. Para alcançar a contemplação são muitos anos de prática meditativa e conexão com a espiritualidade. Contemplar é estar consciente de tudo o que está acontecendo no mundo interior e exterior, mas não ser afetado por isso. É a compreensão pura de que nossa existência é parte de um universo, e esse universo está dentro de cada um de nós.

A contemplação não soa como o significado de plenitude para você também? Isso porque os dois estados estão intimamente ligados. Uma coisa é certa: a meditação é um caminho para encontrar a sua plenitude.

Caso você esteja começando, pode ser que prefira fazer sua prática com áudios de meditação guiada. Aliás, em nosso blog você encontra diversas dicas para dar o pontapé inicial e tornar da meditação um hábito.

Comece hoje mesmo a meditar: dicas e benefícios da meditação guiada