Durante a gestação, diversos fatores podem desencadear ansiedade e estresse na mulher: seja o medo do parto, da responsabilidade de criar um filho ou das mudanças que ocorrerão em sua vida.

E por mais que o estresse seja algo normal neste período, pesquisas indicam que o nascimento prematuro, baixo peso e problemas no desenvolvimento durante a infância, podem ter relação com o estresse em excesso durante a gravidez.

Mas você sabia que há estudos que comprovam que praticar Yoga ajuda a eliminar o estresse e a ansiedade da gestante, além de trazer muitos outros benefícios para o período gestacional?

Confira alguns deles:

As atividades do Yoga relaxam o corpo e fazem com que o cérebro libere serotonina, o hormônio do prazer. Com apenas uma aula, é possível reduzir os níveis de hormônios do estresse em 14%.

Estimula a flexibilidade do corpo, ajudando a gestante a manter uma boa postura e prevenindo dores nas costas.

Prepara o assoalho pélvico, onde se encontram os músculos que ajudam a controlar a vagina, a uretra e o ânus, colaborando para que ocorre um parto normal sem complicações

Os exercícios de respiração aumentam os batimentos cardíacos, assim, os rins funcionam mais rápido, o que minimiza a retenção de líquido. Além disso, o Yoga aumenta a circulação sanguínea, ajudando na diminuição do inchaço.

Como já sabemos, a prática melhora o equilíbrio emocional e mental, além de proporcionar bem-estar para o dia a dia.

Como o Yoga ajuda no processo de autoconhecimento, durante a prática, a gestante pode refletir sobre a gravidez e compreender as mudanças no seu corpo e na sua vida, ficando mais segura.

Mesmo sendo uma atividade de baixo impacto, algumas posições são inadequadas para quem está grávida.

Por isso, antes de começar a praticar, é preciso seguir orientações de um profissional de Yoga especializado em gestantes, além de também ter a aprovação da obstetra. Após ser liberada, aproveite para tornar a sua gravidez ainda mais proveitosa!