O Outubro Rosa tem uma nobre causa: a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, uma doença que impacta não só na saúde física das mulheres, mas também na saúde mental.

Esse problema mexe fortemente com a autoestima, além de todo o estresse, cansaço e ansiedade decorrente do tratamento.

Mas você sabia que o Yoga pode trazer muitos benefícios para o bem-estar físico e emocional de pacientes que estão na luta contra o câncer de mama?

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Câncer MD Anderson, da Universidade do Texas – uma das principais referências do mundo no tratamento da doença, constatou que as pacientes que praticam Yoga têm redução nos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse,  redução do cansaço, melhora na capacidade de realizar tarefas do dia a dia e  no funcionamento do organismo.

Alguns do benefícios do Yoga contra o Câncer de Mama: 

– Reduz o estresse e a ansiedade;

– Equilibra as emoções;

– Combate a depressão;

– Melhora da autoestima;

– Aumenta o conforto físico;

– Ajuda na recuperação da força e da flexibilidade;

– Melhora a qualidade do sono;

– Estimula a interação social.

Yoga restaurativo

Para quem está em tratamento contra o câncer, uma recomendação é aderir ao Yoga restaurativo, que tem como objetivo recuperar a saúde e focar na eliminação do estresse e das tensões físicas que uma doença pode causar.

Além disso, essa prática não exige esforço muscular e proporciona descanso físico e mental, relaxamento e redução da ansiedade.

Cuidados para a prática

Para garantir conforto e segurança, é importante praticar o Yoga com um orientador, pelo menos no início, para que os exercícios sejam adaptados à sua condição física.

Também é importante conversar com um médico para estar atenta a possíveis restrições.

Este é apenas um dos caminhos que podem ser seguidos para dar a volta por cima desta doença. Com o apoio médico e o tratamento adequado, as chances de se recuperar são altas, portanto, não desista.

Você é totalmente capaz de vencer esta luta!