Meditar é uma atividade incrível. Isso porque quanto mais você pratica, mais perguntas e respostas se abrem sobre nossos pensamentos e estilo de vida. Nessa perspectiva, os adeptos por essa prática crescem cada dia mais, e quem ainda não teve contato começa a se interessar.

No entanto, muitas pessoas se sentem perdidas sem saber por onde ir para entrar nesse mundo de bem estar. Por isso, decidimos listar 5 dicas para quem quer começar a meditar.

Escolha um bom ambiente
Nada de tentar meditar na sala enquanto sua família assiste TV. Para conseguir ter uma boa experiência, é preciso que o ambiente seja propício à reflexão. Nessa perspectiva, opte por um lugar calmo, em silêncio e que você se sinta à vontade. Outro ponto importante é se posicionar onde você sabe que ninguém irá lhe incomodar pelo tempo que pretende refletir.

Deixe-se levar
Deixe a vida levar! O primeiro passo para uma boa experiência é desprender-se dos pensamentos e ir por onde a mente mandar. Nessa perspectiva, fique atento a como você está se sentindo e sobre o que está lhe incomodando. Deixe a vergonha de lado e se entregue ao momento.

Deixe para comer depois
Depois de comer aquele almoço caprichado sempre vem aquele soninho. Por isso, para evitar dormir no meio do exercício, procure separar o tempo de meditação para quando seu estômago estiver vazio ou depois de ter feito a digestão. Após comer, é bom dar uma pausa de no mínimo duas horas. Dessa forma, você aproveitará melhor seu momento de conexão interior.

Atente-se às roupas
No momento de reflexão, você precisa estar confortável por inteiro. Nesse contexto, além de estar com a mente leve, você precisa estar com o corpo solto. Para isso, esqueça calças jeans. Aposte em abrigos e camisetas que te façam sentir o próprio monge budista.

Seja persistente
Assim como tudo na vida, persistência é tudo. No início, será difícil entrar em contato com seu eu interior e chegar à conclusões profundas. Além disso, é normal sentir que está vagando para lugar nenhum. Porém, com o passar do tempo e a experiência, os níveis de reflexão aumentam e o gosto pelos exercícios também.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando a Zafus para maiores aprofundamentos na arte da meditação.