Desde os tempos antigos, a música possui uma propriedade comum em diversas culturas: a capacidade de conduzir a mente para diferentes estados. Utilizada na companhia da meditação, que por si só já traz uma condição de clareza mental e emocional para os praticantes, o som pode facilitar a atividade.
Pensando nessa contribuição no momento da meditação, a Zafus separou algumas dicas na busca da melhor trilha sonora para seu encontro com o seu eu interior:

Música clássica
Para a meditação, o gênero clássico é uma das melhores escolhas. Geralmente, esse estilo está interligado às grandes orquestras e suas variedades de instrumentos. A sintonia orquestrada pelo maestro e seu grupo de músicos profissionais contribui na tarefa de acalmar e preparar a mente para a atividade.

Mantra
Mantra é simples e prático: concentrar a atenção em uma frase e repetir ela diversas vezes. Dessa maneira, a mente focará apenas nessa ação e, consequentemente, se acalmará com o tempo. Os mantras mais utilizados são os de origem do hinduísmo e budismo, mas também existem outros tipos.

Jazz
Quando o objetivo é acalmar e preparar a mente para meditação, alguns praticantes optam por música estruturalmente harmônicas, como o estilo do jazz.