A Yoga, ou Ioga, vai muito além do desenvolvimento de flexibilidade e condicionamento físico.
Ela se caracteriza como uma disciplina espiritual e define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do ser humano, em todos os aspectos da sua existência. Envolve bem-estar a todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. É uma prática que consiste na união do corpo e da mente ao que está à nossa volta.
Significado
Há registros que mostram a prática já descrita em datas de 3.500 a.C. A palavra Yoga possui sua raiz no sânscrito, derivada de “yuj”, que significa unir-se ou união. Ou seja, assim como a meditação, pretende expandir e conectar todos os sentidos.
Além disso, tem como foco também trabalhar as emoções, auxiliando na compreensão dos sentimentos e pensamentos, estimulando o auto conhecimento e proporcionando relaxamento e bem-estar.
Os diferentes tipos de Yoga
Além dos seus 8 princípios já comentados no texto “Flexibilidade não é pré-requisito para a Yoga”, a Yoga também possui diversas vertentes, sendo algumas delas:
Hatha Yoga
Considerada a prática mais clássica e popular, constituída por permanecer em maior tempo em asanas (posturas). Trabalha o equilíbrio e a respiração.
Ashtanga Yoga
Uma prática mais intensa e dinâmica, geralmente realizada com uma sequência fixa de asanas. É escolhida por quem procura aumentar a concentração e a flexibilidade.
Iyengar Yoga
Seguindo os princípios do mestre B.K.S. Iyengar, essa forma de prática é muito recomendada para aqueles que buscam desenvolver melhor sua consciência corporal e, ao mesmo tempo, ter um momento terapêutico.
Yoga Restaurativo
Como o próprio nome já fala, esse método considerado terapêutico utiliza a prática da permanência em posturas, porém, com a utilização de acessórios e posições que permitam que o corpo fique relaxado, sem forçar sua flexibilidade.
Vinyasa Yoga
Essa vertente da Yoga prioriza o alinhamento dos movimentos junto à respiração, trazendo a graciosidade da prática. Muito recomendada para quem busca a redução do estresse e o aumento da consciência corporal.
A história da Yoga no Brasil
Há registro de que a Yoga chegou ao Brasil em torno de 1947, trazida pelo francês Léo Costet de Mascheville, conhecido como mestre Sêvánanda Swámi, criador do Sarva Yoga (Ioga Integral).
O mestre Sêvánanda levou seus conhecimentos por todo o país, conquistando milhares de seguidores e criando o primeiro grupo para seus discípulos na cidade de Lages, SC.
Em torno de 1960, o escritor Caio Miranda, que esteve presente em uma das primeiras palestras do mestre Sêvánanda, escreveu o livro “Hatha Yoga, a ciência da saúde perfeita” e fundou diversas academias, responsáveis pela formação dos primeiros instrutores de Yoga e início da profissionalização na área.
Atualmente no Brasil há diversos cursos de formação para professores de Yoga e estima-se que mais de 50% da população brasileira pratique Yoga e suas variantes.
Deixe uma resposta